FTL fez o lançamento de doze grupos temáticos

By Admin FTL

Os GT promoverão a reflexão bíblico-teológica interdisciplinar sem fronteiras

Com cerca de 45 pessoas conectadas desde distintos pontos do continente, na quinta-feira 3 de maio, a Fraternidade Teológica Latino-americana (FTL) fez o lançamento de doze Grupos Temáticos (GT), por meio da plataforma virtual da ProMETA, instituição teológica aliada da FTL.

A atividade foi moderada por Nicolás Panotto, que é parte do Comitê Diretivo (CD) da FTL, e coordenador dos GT juntamente com Maria Alejandra Andrade e Robinson Jacintho, também integrantes do CD. As palavras iniciais estiveram a cargo da Presidenta do CD, Eva Morales, que desde Santa Cruz, Bolívia falou sobre o processo de trabalho que implicou essa iniciativa, e sobre a importância que tem a reflexão bíblico-teológica interdisciplinar comunitária em um contexto em que a ação pública das igrejas e organizações evangélicas na América Latina deve ser oportuna e transformadora.

Em seguida, Harold Segura, desde San José, Costa Rica, como membro histórico da FTL, se referiu a dois dos objetivos da mesma que aludem a una reflexão coletiva desde determinados contextos; falou do desenvolvimento de uma teologia contextual como parte da tradição da FTL; em terceiro lugar, proveu um panorama sobre as Teologias Contextuais na América Latina e outras partes do mundo, para concluir com uma frase do recém falecido James Cone, pai da Teologia Negra da Libertação, para enfatizar a pertinência e relevância das teologias surgidas das diferentes realidades de sujeitos diversos que a teologia tradicional branca e eurocêntrica não considerou.

Posteriormente desde São Paulo, Brasil, Robinson Jacintho apresentou os doze Grupos Temáticos, assim como algumas/alguns coordenadoras/es presentes na reunião como: Samuel Lagunas (México), Ruth Padilla DeBorst (Costa Rica), Alexander Cabezas (Costa Rica), Perfecto Jacintho (República Dominicana), Priscila Barredo (Costa Rica), entre outras/os. Para concluir, María Alejandra Andrade (Equador), moderou o tempo de perguntas e respostas, no qual as e os participantes puderam tirar suas dúvidas e comentários em relação aos objetivos dos GT, afiliação, núcleos locais ativos, e outros temas.

Para conhecer os GT atuais, suas descrições e contatos podem acessar o link http://ftl-al.com/grupos-tematicos/grupos-tematicos-activos/ bem como, é importante destacar que alguns deles estão em etapa de formação e requerem coordenadores/as para ativa-los. A maioria, está em desenvolvimento, e alguns como o de História, Indigeneidade, Interculturalidade e Identidade, e Teologia e Negritude já têm muito tempo funcionando. Em todos os casos, a convocatória para pertencer a eles permanecerá aberta. Para ver o vídeo de lançamento cliquem nesse link https://youtu.be/6EHwsc5RqkA

Que essa iniciativa interdisciplinar nos siga estimulando para construir mais espaços de reflexão bíblico-teológica em e desde Abya Yala!